O 5º, 6º e 7º andares desse prédio comercial de 16 pisos é ocupado por uma rodovia expressa que passa por dentro dele.
Um dos edifícios mais curiosos no Japão é o Gate Tower Building localizado no distrito de Fukushima, na província de Osaka.
O 5º, 6º e 7º andares desse edifício comercial de 16 pisos é ocupado por uma via expressa que passa por dentro dele.
No andar do edifício onde fica o painel informativo, no térreo, os locatários para os três andares estão listados como a Hanshin Expressway.
As pessoas não têm acesso à essa área, visto que o elevador pula do 4º andar direto para o 8º. Nas laterais foram colocadas janelas iguais aos demais andares, mas só para completar a composição do edifício.
O Gate Tower Building é na verdade resultado de um compromisso incomum entre o dono do terreno e o governo japonês.
O terreno vinha sendo ocupado por uma empresa de processamento de madeira e carvão desde o início da era Meiji, mas a mudança gradual para outras fontes de combustível resultou na deterioração do prédio da empresa.
Em 1983, o redesenvolvimento da área foi decidido, mas permissões para construção foram recusadas porque o desenvolvimento da via expressa já estava sendo planejado para essa região.
Os detentores de direitos de propriedade se recusaram a desistir e negociaram com a corporação Hanshin Expressway por aproximadamente cinco anos para chegar à atual solução.
Como resultado de sua aparência única e uso, o prédio também é chamado no Japão de “colmeia“, em parte devido ao seu formato e à intensa atividade de veículos.
Com exceção da invasiva via expressa, os negócios na Gate Tower Building são quase normais. A rodovia expressa não faz contato com o edifício e a estrutura que rodeia a via mantém o barulho e vibração longe.
Embora conhecido como Gate Tower Building, seu nome é TKP Garden City Umeda Osaka, por causa da atual proprietária, a TKP.