Pessoas pagam mais por produtos, soluções e práticas sustentáveis.
Ao construir um projeto, levar em consideração o conceito, cria harmonia com a natureza e aumenta os seus ganhos.
O PLANETA ESTÁ SANGRANDO
O setor da construção civil é responsável por um grande número de danos ambientais, que vão desde o consumo ilimitado de recursos naturais a efetivas modificações no solo e no ar da região explorada.
Segundo levantamento do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, a construção civil produz quase 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, consome cerca de 75 % dos recursos naturais e utiliza 20 % da água das cidades.
Conscientes de tamanho impacto ambiental, as pessoas a cada dia buscam mais sustentabilidade na construção civil como solução aos problemas causados pelos projetos arquitetônicos.
TRANSFORME SEU NEGÓCIO
O que você precisa para tornar uma construção sustentável?
- Aproveitamento de recursos naturais: é importante planejar seu projeto de forma que ele aproveite todos os recursos naturais disponíveis, principalmente a luz do sol para a produção de energia elétrica através de placas solares;
- Economia de água: Durante a obra, e depois de finalizada, com sistemas de reaproveitamento para limpeza, sanitários, hortas, etc.;
- Resíduos sólidos: é importante considerar como utilizar de forma eficaz e descartar adequadamente os resíduos.
- Geração atual e futura: a sustentabilidade também garante qualidade de vida dos atuais e futuros habitantes.
Esses são apenas alguns aspectos dessa ideia. Antes de iniciar o projeto, é necessário pesquisar todas as opções disponíveis para tornar a construção mais sustentável e econômica.
3 VANTAGENS DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
1. Imóvel mais valorizado:
Tendência que já afeta o setor imobiliário, construtoras que apostam em soluções sustentáveis inovadoras permanecem em alta e imóveis se valorizam com o tempo.
2. Meio ambiente agradece:
Há uma redução no consumo e nas despesas ao planejar espaços que aproveitam todas as oportunidades de luz natural e captação de água não apenas durante a fase de construção, mas também após finalizado. Essa economia é vantajosa para o bolso do proprietário, além do meio ambiente.
3. Posicionamento de sua marca:
Ao adotar a metodologia de construção sustentável, você coloca sua empresa no radar dos consumidores ambientalistas, mostrando que se preocupa com os valores deste segmento.
DICAS DE OURO
Dentro desse conceito, algumas formas e métodos podem se destacar:
Construção modular:
É um método de que se baseia em estruturas que são pré-fabricadas e instaladas no local da obra. A criação das estruturas é controlada e precisa, tornando menores o desperdício de material e geração de entulho, ausência de impactos causados pelas demolições, já que essas edificações podem ser transferidas de um lugar para outro e fácil instalação de painéis fotovoltaicos e estrutura para captação de água da chuva.
Reaproveitamento hídrico:
Com esse método, o projeto visa aproveitar a água reciclada, como o aproveitamento da água da chuva para outros fins;
Jardim vertical:
Seu design é ideal para produzir purificação do ar, garantindo proteção térmica, reduzindo custos e ruídos e agregando charme à decoração de ambientes;
Retrofit:
Esse tipo de construção sustentável é um processo que tem por objetivo restaurar prédios antigos e adequá-los à padrões sustentáveis.
A adoção de um modelo de desenvolvimento sustentável na construção civil foi fortalecida e apresenta crescimento constante e acelerado em todo o país.
Com isso, as construções sustentáveis provaram que são a melhor opção do mercado, com maiores retornos de investimento e minimização de riscos quando comparados aos empreendimentos convencionais.