Já há algum tempo que a era digital chegou e invadiu todos os setores da economia.
Basta pensar que hoje grande parte da população interage com outras pessoas e realiza compras diretamente pelo celular.
Com isso, os profissionais da construção civil e especialmente do setor gesseiro precisaram se adequar à esta nova realidade, seja você uma construtora, incorporadora, engenheiro(a) civil, técnico(a) em edificação, pedreiro, arquiteto(a), corretor(a) de imóveis, distribuidora de materiais de construção e gesso, gesseiro(a), dentre outros.
Diferente de hoje, antes tudo funcionava praticamente de forma artesanal. As negociações e projetos com o interessado eram feitos presencialmente, anúncios em folhetos, revistas impressas e jornais, e prova do profissionalismo somente por meio de indicações, o famoso boca a boca, de quem já tinha contratado os serviços do profissional.
Atualmente, o cenário é bem diferente. Pela internet, o cliente pode pesquisar opiniões sobre o profissional, ficar por dentro das obras já realizadas e passear por dentro do seu projeto de imóvel que ainda está na planta e sequer foi construído, tudo visto de forma 3d através de projetos gráficos de realidade virtual e aumentada.
Mas e na prática, como fazer?
Portanto, saber como se destacar neste mercado na era digital significa ter mais clientes e mais sucesso nos negócios.
Como se destacar no mercado na era digital?
É fundamental entender que a era digital já está aí e quem não se adaptar às novidades vai deixar de ganhar mais dinheiro.
Um dado espantoso é que a maior imobiliária digital do país fecha cerca de 6 mil novos contratos por mês. Essa empresa começou como uma startup em 2013 e hoje movimenta mais de R$ 28,9 bilhões em ativos [1].
O mercado imobiliário vem conquistando compradores no mundo virtual.
É o que aponta levantamento inédito divulgado pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) na quinta-feira. A pesquisa revela que 6% das compras de imóveis feitas nos últimos 12 meses foram efetivadas totalmente pela internet, sem a necessidade de o comprador sair da sua casa.
Os dados também mostram que o preço médio das propriedades compradas por brasileiros é de pouco mais de R$ 240 mil. Além disso, nas capitais, 51% dos compradores optam por apartamentos, mas esse número cai para 34% quando quem efetua a compra está em cidades no interior. A maioria dos compradores (71%) demora, em média, 6 meses para encontrar um imóvel e finalizar o negócio com o vendedor.
Por isso, vamos a algumas ações para você se destacar no mercado na era digital.
1. Atendimento ao cliente de forma digital.
Atualmente, você consegue fechar um negócio de maneira completamente digital. Mas, para isso, o processo de atendimento deve ser bem eficaz.
Ou seja, alguns pontos são essenciais:
- Múltiplos canais de atendimento (telefone, e-mail e WhatsApp);
- Não deixar os clientes sem resposta nas redes sociais e demais canais de comunicação;
- Forte presença nas mídias sociais;
- Cadastrar e-mails e número de whatsapp para o pós-venda;
- Uso de tecnologia para apresentar os projetos de imóveis e outros já construídos através de site e redes sociais;
- Uso de softwares e fluxo adequado para assinatura online de contratos, com assinatura digital.
Portanto, é necessário verificar se todos esses pontos estão sendo acompanhados e realizados de maneira adequada pela imobiliária e também pelos seus colaboradores.
2. Uso de realidade aumentada.
Você sabe o que é realidade aumentada? É a tecnologia que permite que um cliente entre, virtualmente, em um cômodo de um apartamento e escolha qual cor aquela parede deve ter e também quais móveis poderá colocar, para decoração.
É um tipo de tecnologia já presente no mercado e que ajuda o cliente a entender como aquele imóvel ficará, no futuro, conforme seu gosto individual.
Algumas construtoras e incorporadoras de imóveis já trabalham com esse modelo, mas outras preferem não apostar nessa tecnologia, entregando ao cliente o modelo de se ver somente um apartamento com uma decoração padrão.
Utilizar equipamentos de realidade aumentada e virtual na venda do projeto ao cliente, certamente conta como algo muito positivo para sua empresa, fazendo-a se destacar das demais.
3. Experiência do cliente ao visitar um imóvel virtualmente.
Qualquer cliente que se mostre interessado(a) em um determinado imóvel, escolhido de maneira digital, deverá ter uma experiência positiva.
E para isso, uma das ferramentas é o “Visão 360º ou Tour Virtual 360º”, que permite que o cliente ande pelo imóvel e o conheça, sem precisar se deslocar fisicamente até ele. Existem várias ferramentas e softwares que permitem essa experiência.
Com isso, construtoras e gesseiros que pretendem vender imóveis ou serviços, anunciando-os de maneira online, poderá oferecer a seus clientes esse diferencial.
4. Anúncios virtuais.
Não são poucas as pessoas que ao despertar interesse em adquirir um imóvel ou serviço de construção civil vão pesquisar a respeito direto no google. Então, aqueles que aparecerem nas pesquisas posicionados no topo da página, com certeza estarão a quilômetros de vantagem da concorrência.
Um outro ponto importante é que o mercado no digital está cada vez mais exigente em relação às fotos e vídeos que são postados, de modo que aquelas mídias de baixa qualidade ou confusas, as pessoas não param para ver/ler. Além disso, a demora no carregamento do site também é uma barreira para a permanência de possíveis clientes.
Hoje, você pode anunciar tanto de forma paga quanto e forma gratuita. A divulgação paga é mais eficaz e pode ser feita em todas as redes sociais.
E agora vai uma dica de ouro: Não esqueça de colocar informações completas sobre cada imóvel anunciado, tais como preço da venda ou aluguel, área construída, número de quartos, número de vagas na garagem, preço estimado de condomínio e IPTU, por exemplo.
E claro, um telefone de contato, com acesso fácil, inclusive por WhatsApp, para quem desejar mais informações.
5. Mídias sociais.
Como estão as suas redes sociais? Você está postando os seus trabalhos diariamente? Está interagindo e sendo útil para as pessoas que lhe segue e que se interessam pelo que você faz? Suas postagens são de máxima qualidade?
Se sua resposta para as perguntas acima foram NÃO, você está fazendo errado.
Se você não tem tempo e não sabe como fazer anúncios nas redes sociais como Instagram e Facebook, que resultam em engajamento, procure alguém que saiba trabalhar com isso, que é o profissional social mídia.
Isso não custa tão caro e pode fazer uma grande diferença nos seus dados de vendas ao final do mês.
Com essas ações, dedicando o tempo necessário a cada uma delas e melhorando o atendimento digital a seus clientes, bem como a divulgação dos seus projetos e obras, certamente você verá resultados.
Lembre-se: a era digital já chegou e como a concorrência nunca diminui, só aumenta, saber como lidar com as ferramentas digitais, aproveitando o máximo delas, pode significar um aumento significativo nos lucros do seu negócio.