Produtividade nas obras e tecnologia

Créditos: https://via.ufsc.br/inovacao-na-construcao-civil-impressao-3d/

A competitividade da indústria da construção, definida por baixas margens de lucro, grandes volumes de produção e prazos curtos, exige máxima eficiência de gerenciamento. Cada minuto de um canteiro de obra parado pode significar um desastre.

Com isso, a produtividade do seu negócio está sendo prejudicada pela falta de uma condição: a modernização do processo construtivo com o objetivo de otimizar tempo e recursos.

Este artigo vai mostrar como o uso da tecnologia na construção civil pode ser vantajoso para projetos maiores com custos menores.

As principais aplicações da tecnologia na construção civil

Quando se trata de novas tecnologias utilizadas na construção civil , você não precisa imaginar um robô preenchendo tijolos . Diversas práticas e recursos já foram implantados , trazendo maior competitividade aos negócios do setor.

Exemplos:

  • BIM (Buildin Information Modeling): Proporciona construção virtual 3D, integrando todas as disciplinas como se o projeto fosse uma maquete digital. É um modelo virtual, que não é constituído apenas de geometria e texturas para efeito de visualização. Trata-se de uma construção virtual equivalente a uma edificação real, possuindo assim, muitos detalhes no tocante a composição dos materiais de cada elemento, como portas, janelas, etc. Isso permite simular a edificação e entender seu comportamento antes de sua construção real ter sido iniciada. Também permite que vários profissionais trabalhem no mesmo projeto ao mesmo tempo.
  • Drones: Levantamento topográfico antes da obra; cadastros de áreas, estudos de aspectos técnicos como insolação do local em cada horário do dia; inspeções durante a obra; imagens e vídeos para o pós-obra;
  • Impressão 3D: Desenvolvimento de maquetes e impressão de matéria-prima.
  • Sensores inteligentes: Contribuem com a segurança no canteiro, a exemplo dos capacetes com câmeras acopladas, que permitem o acompanhamento remoto de projetos através de imagens em 360º.
  • Construção modular: É um método de construção civil em etapas baseado na padronização das partes que compõem uma casa ou edifício. Com isso , os módulos são transportados um a um e montados para formar a estrutura. Oferece linhas de montagem padronizadas no canteiro de obras , resultando em menos atrasos e desperdícios.
  • Inteligência artificial: Na construção civil, a IA pode ser usada tanto no atendimento ao cliente, por meio dos chatbots, quanto no canteiro de obras, fazendo alocação de recursos, por exemplo.
  • Novos produtos e materiais: Bioconcreto (estrutura se regenera em caso de rachaduras); alumínio transparente (em substituição ao vidro); telha solar (produz energia captando a luz solar); tijolo ecológico (menor impacto ambiental); tintas solares (transformam e armazenam energia solar); etc.
  • Ferramentas de gestão de obras: Os softwares para gerenciamento de projetos e obras são essenciais na organização e controle de orçamentos, planejamento e execução de projetos e gestão de custos e materiais.

Mais produtividade sem onerar.

Não há dúvidas de que a indústria da construção civil movimenta a economia nacional. O PIB da construção civil cresceu 9,7 % em 2021, o melhor desempenho desde 2010. No entanto, entre 2014 e 2021, esse mesmo indicador caiu 26%.

O aumento dos custos de construção (materiais e equipamentos, serviços, mão de obra), altas taxas de juros e inflação são obstáculos para o avanço da produtividade.

Em congresso de 2019, o engenheiro civil Luiz Henrique Ceotto lembrou que a construção civil brasileira vem debatendo sua baixa produtividade nas últimas cinco décadas. Os estudos também são incomuns e faltam dados sobre o assunto.

Chama a atenção o canteiro de obras nesse cenário : é aqui que o planejamento dos processos produtivos, a qualificação dos colaboradores e a aplicação de novas tecnologias rendem resultados na prática.

Transformação digital para produtividade

Quando a transformação digital se torna realidade na rotina de construtoras, incorporadoras, empresas de engenharia e pequenas empresas, o principal benefício é o aumento da produtividade.

A confirmação vem das 500 empresas nacionais consultadas na pesquisa “A Transformação Digital na Construção Civil”, realizada pela AECweb. Examine como os números demonstram esta importância.

Como a transformação digital beneficia as empresas?

  • Aumento de produtividade: 26%
  • Automatização de processos: 22%
  • Redução de custos: 21%
  • Visibilidade gerencial: 17%
  • Melhoria na qualidade das obras: 14%

O canteiro também é diretamente beneficiado pela aplicação de tecnologia na construção civil:

  • Planejamento e controle: 32%
  • Gestão operacional e de processos: 32%
  • Integração entre escritório e obras: 18%
  • Controle de custos: 18%

O mesmo estudo também responde a outra pergunta: quais inovações terão maior impacto no setor?

  • BIM 4D Planejamento e controle: 21%
  • BIM 3D Modelagem de Projetos: 20%
  • BIM 5D Orçamentos: 17%
  • Drones: 9%
  • Realidade aumentada: 9%
  • Internet das coisas: 7%
  • Inteligência artificial: 6%
  • Big Data: 4%
  • Robôs: 1%

Cases de sucesso da tecnologia na construção civil

A produtividade está diretamente relacionada à eficiência na produção, sendo uma das melhores formas de aferir o desempenho de uma empresa. Como resultado, uma organização altamente produtiva maximiza seu potencial, garantindo maior lucratividade, competitividade e preparação para o futuro.

Você verá abaixo alguns cases de sucesso do uso da tecnologia na construção civil.

1. Tecnologia aliada à gestão Lean;

A implantação da ferramenta Agilean, que combina a metodologia Lean com as tecnologias da Indústria 4.0, resultou no aumento da velocidade de planejamento dos projetos, reduzindo o tempo necessário em 60%. Também houve redução de 88 % no tempo médio de paralisação da equipe de produção no canteiro.

2. Construção modular de instalações em 100 dias;

O maior edifício modular da América Latina foi concluído em Santa Catarina em menos de 100 dias. O uso de estrutura metálica eliminou a necessidade de caixaria. O uso de parafusos também permitiu uma redução no tempo gasto na soldagem. Uma obra convencional do mesmo porte pode levar até dois anos e meio para ser concluída.

3. Sensor de segurança e o uso da grua

Ao incorporar um sensor de segurança em uma estrutura pré-fabricada, a empresa ganhou duas horas diárias de uso da grua para outros fins. Esse tempo trouxe ganhos na organização, carga, descarga, limpeza e organização de materiais nos canteiros de obras.

4. Drone no levantamento topográfico

O uso de drones no levantamento topográfico reduziu em aproximadamente 80% o SLA do serviço executado pela empresa. O avanço da tecnologia permite mapeamento e monitoramento mais eficientes, com menor esforço humano e maior segurança do trabalhador. Ganhos econômicos e redução de custos em contratos com terceiros também foram obtidos.

5. Painéis de lightwall

O uso de painéis lightwall na construção de um edifício aumentou a velocidade da construção, reduziu os custos de mão de obra e diretos e indiretos do empreendimento. Os ganhos de produtividade ocorrem desde a logística do canteiro (entrega do material paletizado) até a etapa de acabamento, pois esse produto elimina os processos de chapisco, emboço e reboco. O aumento estimado de produtividade foi de 400%.

Em resumo, quais são os padrões dos exemplos acima?

  • Padronização de processos
  • Menos desperdício
  • Menos retrabalho
  • Mais segurança aos trabalhadores
  • Maior precisão e segurança na definição de prazos e custos

Conclusão.

Quanto mais digitalizadas e automatizadas forem as operações no canteiro de obras, melhores serão os resultados. A tecnologia da construção civil proporciona melhor desempenho em tarefas repetitivas e previsíveis, que podem ser substituídas por soluções automatizadas e inteligência artificial. Como resultado, as mentes envolvidas no projeto têm mais tempo para a criação e atividade intelectual.

Deixe um comentário