Iniciar um projeto de reforma ou construção pode ser caro; imediatamente os custos, atrasos e dores de cabeça vêm à mente. Mas não é necessário que sempre haja caos. Se você tiver uma boa estratégia e seguir algumas diretrizes, poderá construir com menos dinheiro e com menos preocupações
O Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil (SINAPI) fez uma pesquisa em 2022 e constatou que o valor do metro quadrado de uma construção ou reforma aumentou mais de 2 % no primeiro trimestre. Isso significa que, com o passar do tempo, o valor da matéria-prima aumenta, afetando diretamente o custo final do projeto.
Reunimos aqui duas dicas para cortar custos e aproveitar melhor os recursos.
Faça um bom planejamento
A falta de um planejamento/projeto resulta em imprevistos na construção, sendo necessário refazer alguns serviços, aumentando o custo da obra, gastando mais material e atrasando o tempo de entrega. A organização e o cronograma, são fundamentais para uma entrega pontual e econômica. Consulte um engenheiro e estruture muito bem o seu projeto, assim evitará gastos desnecessários.
A falta de planejamento ou projeto provoca atrasos na construção, necessitando revisão de alguns serviços, encarecendo a obra, gastando mais material e atrasando a entrega. Uma entrega pontual e econômica depende de organização e cronograma. Consulte um engenheiro e estruture muito bem o seu projeto, assim evitará gastos desnecessários.
Ainda considerando o planejamento, defina bem a duração do projeto e, o mais importante, cumpra os prazos! Isso ajuda a evitar gastos com mão de obra. Lembre-se sempre de que um bom trabalho requer um orçamento adequado para terminar no prazo e lembre – se de que alguns fatores naturais podem afetar e atrasar alguns serviços.
Compare custos de materiais e fabricantes
Devemos desenvolver o hábito de comparar preços antes de fazer qualquer compra. Isso pode ajudá-lo a economizar muito mais dinheiro do que o previsto durante todo o processo de construção, porque os preços dos materiais variam muito de acordo com a loja e frete. Comprar direto do fabricante é uma boa opção porque, geralmente, economiza mais dinheiro quando comprado em grandes quantidades.
Claro que essas dicas irão te ajudar a manter a ordem e o planejamento, mas nem sempre elas evitam os gastos extras. O importante é você ter consciência de que imprevistos acontecem e sempre deixar um dinheiro extra guardado para o caso de surpresas desagradáveis.
Nem é preciso dizer que essas dicas vão te ajudar a manter a ordem e o planejamento, mas nem sempre evitam gastos imprevistos. É fundamental estar ciente de que imprevistos acontecem e ter sempre um dinheirinho extra na mão para o caso de surpresas desagradáveis.